Descrição
Fabricado com aço inox 316, o dispositivo de retorno ajustável foi pensado e moldado para trazer discrição e funcionalidade para o seu sistema. Com diâmetro para encaixe com PVC marrom de 50mm e vazão de 4m³/h, permite uma fluidez e segurança no trajeto da bomba até a piscina. O produto, ainda, propõe praticidade na instalação, podendo fazê-la diretamente no tubo de PVC marrom, apenas encaixando.
Orientações
A instalação dos dispositivos de retorno, devem seguir a norma ABNT NBR 10.339/2018, visando a segurança e a funcionalidade no uso da piscina.
local de Instalação:
Os retornos ajustáveis são instalados na lateral da piscina, em alturas a depender da profundidade da piscina. Para retornos de aquecimentos, recomenda-se colocar em alturas mais baixas do que os retornos de filtragem, contando a altura a partir da borda.
Distribuição de vazão:
Para melhor distribuição de vazão, seja para a filtragem e para o aquecimento, posicione os dispositivos de retorno com o mesmo espaçamento entre si e das paredes. Pode-se usar a distância linear da parede da piscina em que serão instalados, dividido pelo número de dispositivos de retorno +1, para cada função (filtragem, aquecimento, borda infinita, etc).
VELOCIDADE MÁXIMA DE ESCOAMENTO E VAZÃO DA BOMBA:
A velocidade mínima de escoamento em um dispositivo de retorno deve ser de 3 m/s, segundo a norma ABNT NBR 10.339/2018. A quantidade de dispositivos de retorno devem obedecer a curva manométrica da vazão da motobomba utilizada, dividindo a vazão da curva por 3 m/s. Exemplo: Caso a bomba adquirida tenha uma curva manométrica, onde vai operar com uma vazão de 10 m³/h, deve-se ter: 10/3 =3,333
Ou melhor, 3 dispositivos de retorno ramificados, com equilíbrio hidráulico, já que com 4 dispositivos, teria uma velocidade de 2,5 m/s.